quarta-feira, 1 de maio de 2013

BREVE REFLEXÃO DO DIA DO TRABALHO


ANDRÉ DUTRA

Etimologicamente, a palavra "trabalho" em latim é labor. A ideia de tripalium aparecera dentro do latim vulgar como sendo,de fato,forma de castigo. Mas a gente tem de substituir isso pela ideia de obra, que os gregos chamavam de poesis, que significa minha obra,aquilo que faço,que construo,em que me vejo. A minha criação, na qual crio a mim mesmo na medida em que crio no mundo(Mario Sergio Cortella) em seu livro intitulado "qual é a sua obra" 

A ideia que temos  sobre "trabalho" é herdada de um conceito formado em uma sociedade do tempo da idade media onde a ideia de trabalho era vista como um castigo dado por Deus ao homem que nos arremete a pensamento judaico -cristão que formaram este conceito a partir da historia do gênesis cap 3 onde Deus castiga a mulher a dores de parto e ao homem ao trabalho duro para poder se alimentar, por isso é comum vermos as pessoas associando a palavra trabalho a castigo,a servidão, a escravidão, ou a provação

A palavra trabalho tem origem do latim "tripalium"  que era um instrumento de tortura, feitos de tres paus encruzados e eram colocados no pescoço de alguém para lhe produzir desconforto, e tomamos emprestado para dentro de nossa sociedade a cultura greco-romana que cresceu em sua exuberância a partir do trabalho escravo, em sociedades assim formadas a partir do mundo greco-romano traz esta ideia que trabalho é coisa de gente indecente e imoral ou de gente que deve ser punida.

É comum vermos em nossa sociedade atual e  nas famílias a ideia de que trabalho é coisa de gente de classe baixa, pois temos o conceito de que as pessoas comuns e sem acesso a educação e a informação  estão destinadas a viverem uma vida de trabalho penoso para que quando conseguirem se aposentar ter seus efêmeros restantes  dias de vida dependendo de um salario minimo e  de uma  aposentadoria rsrssrs... como se isto fosse o grande fim ultimo de uma vida sem propósitos  por isso temos a atitude de dizer aos nosso filhos a partir da ideia que temos sobre o trabalho  " menino vai estudar para que amanha você não seja um faxineiro, um lixeiro, um borracheiro veem o trabalho manual como um castigo, o problema e que damos mais enfase a dinheiro ao e status como ideal da vida não o trabalho em si como algo que digifica o ser humano pois ele esta contribuindo para um bem-estar de uma sociedade, não importa seu oficio desde que o faça com amor e dedicação e se sinta realizado com isso, o trabalho por si ja é a realização! exemplos claros disso são os professores, médicos  bombeiros, policiais que arriscam suas vidas muita das vezes por um salario baixo, mas fazem isto com honra e dignidade e voltam para sua casa com a cabeça erguida e com a sensação de dever cumprido.

Foi a partir do seculo XVI que o protestantismo luterano e calvinista de um conceito mais claro da interpretação Bíblica  coloca o trabalho como a continuidade da obra Divina. ( Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. João 5:17) Deus iniciou a criação como um trabalho e em tudo Deus viu que era bom, o critério da chamada divina ao ministério como muitos que foram chamados por Deus a realizar uma obra tanto no antigo testamento e no novo vemos que todos eles estavam trabalhando, não é raro no meio cristão obreiros que não gostam de trabalhar fazer afirmativa de que vivem pela fé com intuito de arrecadações financeiras com vendas de materiais que muitas das vezes não tem nenhum conteúdo edificante e bíblico  não são de  cunho teológico solido, apenas para deixarem de trabalhar pois a ideia na mente deles é que  foram chamados por Deus e por isso não tem que trabalhar manualmente, para poderem viver da "obra"

O meu trabalho é a minha obra! Eu me vejo no que eu faço, não naquilo que falo e penso, o meu trabalho é a minha casa é a minha família é o meu chamado meu ministério  "emprego secular" não sei de onde associaram no pensamento religioso que existe trabalho "secular",(Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo;Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre. Efésios 6:5-8)
Todas as vezes que trabalhamos seja qual for o oficio vejo o que faço como minha obra meu trabalho, se não for assim estou alheio, portanto fico sem o reconhecimento e isto causa frustração insatisfação ai me sinto alienado, por isso ame o que o você faz! trabalho cansa mas não necessariamente causa estresse, isso tem a ver com o seu resultado

Parabéns a todos pelo dia do trabalho!

Pastor André Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário